5 características do material didático do COC para o ensino fundamental
Um material didático adequado para o ensino fundamental é aquele que segue as mudanças do ensino, se adapta à realidade dos estudantes e ajuda a desenvolver as habilidades intelectuais, cognitivas e emocionais dos jovens.
Os livros didáticos do COC foram elaborados seguindo essa linha de raciocínio educacional e são constantemente atualizados para oferecer o que há de mais moderno às escolas que os utilizam. A seguir você conhecerá algumas características importantes do material direcionado ao ensino fundamental. Acompanhe!
1 – Contextualização dos conteúdos
Para o COC, educar é mais do que fazer com que os alunos se lembrem das teorias e fórmulas para aplicá-las nas avaliações. O conhecimento vai muito além de uma boa nota. É por isso que os conteúdos de todas as disciplinas são contextualizados de acordo com os acontecimentos históricos, culturais e quaisquer tipos de eventos que possam ter influenciado o que está sendo estudado.
Os estudantes saem da sala de aula compreendendo de forma ampla os conceitos apresentados pelos professores. Dessa forma, o processo de memorização se torna mais natural e evita que eles percam tempo de estudo decorando as informações.
O COC acredita que esse período de aprendizado pode ser melhor aproveitado quando se estabelece uma conexão entre as disciplinas e a vida fora da escola. Por isso, a contextualização é tão explorada nos materiais didáticos.
2 – Pensamento sistêmico
Essa forma de se trabalhar com os conteúdos abre margem para o desenvolvimento de outra habilidade muito importante nos dias atuais: o pensamento sistêmico, ou seja, a capacidade de compreender as consequências de determinados acontecimentos em diversos âmbitos da vida.
O material do COC orienta os professores a elaborar suas aulas e explicações seguindo essa metodologia, para que os estudantes saiam da escola com a competência adequada para colocar em prática esse tipo de pensamento nas diversas questões que envolvem a sociedade.
3 – Interdisciplinaridade
Outra característica marcante dos livros didáticos do COC é que desde o ensino fundamental, os alunos entram em contato com a interdisciplinaridade. Esse conceito é bastante falado nos dias de hoje por ensinar aos jovens que uma disciplina pode conversar com as demais e, portanto, não são necessariamente desvinculadas umas das outras.
O material foi formulado para atender a essa corrente ideológica que acredita que essa formação contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento complexo, da empatia e de uma visão de mundo mais ampla.
4 – Material flexível
O COC compreende que todo tipo de conhecimento é válido para o processo de aprendizagem, por isso o material didático é flexível e permite que os professores complementem os conceitos descritos nos livros com informações coletadas por eles, sejam textos, vídeos ou outros tipos de conteúdos.
Sendo assim, os docentes também são incentivados a se manterem atualizados e buscarem novas formas de explicar determinados temas, a fim de facilitar o entendimento dos estudantes.
5 – Espaço para debates
Entre as principais particularidades do material didático do COC voltado para os alunos do ensino fundamental, está a abertura de discussões sobre os itens estudados. Isso quer dizer que em determinadas partes do conteúdo, os professores podem conduzir as explicações para um debate dentro de sala de aula, para que os alunos possam expor suas ideias, dúvidas e opiniões.
Dar espaço para esse tipo de conversa é uma forma de desenvolver habilidades muito importantes para a vida em sociedade, como a empatia, o respeito, o saber ouvir, a forma de lidar com ideias contrárias, a criação de uma linha de raciocínio, a oratória, entre outras.
Conclusão
Pudemos perceber, com essas cinco características, que o COC valoriza a formação humana de seus estudantes, e isso é refletido no material didático, que ajuda a desenvolver outras capacidades além daquelas cobradas em exames.