7 coisas que você precisa saber sobre o seu filho adolescente!
Por vezes, alguns adolescentes têm dificuldades em verbalizar exatamente o que pensam ou sentem, preocupando os pais. Por isso, para te dar uma força nessa fase intensa que é a adolescência, listamos sete situações pelas quais seu filho deve estar passando nesse período. Assim, você poderá compreendê-lo melhor. Confira!
1 – Período crítico do desenvolvimento
O intervalo entre os 11 e 19 anos é um período do desenvolvimento considerado crítico, em que grandes mudanças não ocorrem apenas na aparência, mas também no cérebro humano. O adolescente, por exemplo, passa a adquirir novas habilidades cognitivas durante essa fase. Nesse sentido, os pais devem compreender que esse momento pode ser um pouco turbulento e cheio de dúvidas e angústias para os seus filhos. Por mais que os adolescentes já pareçam estar totalmente crescidos na fisionomia, lembre-se de que nessa idade eles ainda estão em um período de constante desenvolvimento.
2- Razão e emoção
Durante essa fase, o cérebro dos adolescentes aumenta e se torna ainda mais interligado, ganhando maior poder de processamento. Eles desenvolvem as habilidades lógicas e passam a tomar decisões mais maduras, sobretudo quando têm tempo e acesso à informação. Porém, ao mesmo tempo, as suas escolhas ainda podem ser muito influenciadas pela emoção e, dessa forma, feitas de maneira impulsiva. Esse confronto entre razão e emoção pode influenciar o humor dos adolescentes, confundindo seus pais e outros familiares. Então é papel dos adultos ter paciência e ajudar seus filhos a organizar suas emoções, ensinando-os a tomar decisões de forma mais ordenada e responsável.
3 – Conflitos
Por ainda estarem adquirindo novas habilidades, principalmente em relação ao comportamento social e ao pensamento abstrato, os adolescentes podem ver os conflitos como formas de se expressar. Além disso, podem demonstrar dificuldade para se concentrar em uma única ideia ou mesmo compreender o ponto de vista dos outros.
Lembre-se de que os adolescentes estão lidando com uma grande quantidade de informações sociais, emocionais e cognitivas. Por isso, novamente, os pais devem ser compreensivos e ajudá-los a se acalmarem, sendo modelos de maturidade para os filhos.
4 – Emoções intensas
A puberdade faz parte da adolescência. Esse momento é o início de mudanças importantes no sistema límbico, parte do cérebro que ajuda a regular o ritmo cardíaco e os níveis de açúcar no sangue, e que é fundamental para a formação de memórias e emoções. Outra parte do corpo que também se desenvolve é a amígdala, que liga as informações sensoriais às respostas emocionais e, junto às alterações hormonais, dá origem aos sentimentos de raiva, medo, agressividade, excitação e atração sexual.
Ao longo da adolescência, o córtex pré-frontal, associado ao planejamento, ao controle de impulsos e ao pensamento de ordem superior, começa a ser desenvolvido. Os adolescentes mais velhos começam a ganhar equilíbrio nesta área e, enquanto isso, outros setores do cérebro começam a ajudar a processar as emoções.
5 – Amigos
Conforme os adolescentes desenvolvem o pensamento abstrato, a ansiedade social aumenta e eles passam a considerar importantes as perspectivas dos outros, inclusive sobre eles mesmos. Ter a aprovação dos amigos é algo gratificante para os adolescentes. Além disso, com os amigos eles têm a oportunidade de aprender habilidades, como negociação, compromisso e planejamento em grupo. Então, mesmo quando eles estão em uma simples conversa com os amigos, eles podem estar adquirindo habilidades importantes para a vida adulta!
6 – Relacionamento com os pais
Um levantamento realizado pela autora do livro “Dentro do Cérebro Adolescente: Ser Pai é um Trabalho em Progresso”, Sheryl Feinstein, revelou que 84% dos jovens pensam muito em sua mãe e 89% em seu pai, e mais de três quartos dos adolescentes gostam de passar tempo com seus pais.
Durante a adolescência, os jovens criam mais autonomia, mas isso não significa que eles não precisam dos pais ou que não desejam mais sua companhia. Por isso, os pais devem ser bons modelos a seguir e bons ouvintes, para assim auxiliar os filhos a lidar com as dificuldades que aparecem durante o amadurecimento. Aqui no blog já contamos sobre atividades para fazer em família com os adolescentes! Que tal planejar algumas?
7 – Autoconsciência
Durante a puberdade, muitas alterações hormonais acontecem no corpo humano e elas têm efeitos significativos no cérebro. Uma delas é o estímulo à produção de mais receptores de ocitocina, o “hormônio do vínculo afetivo”. Os seus efeitos no sistema límbico estão associados à sensação de autoconsciência, assim o adolescente pode realmente pensar que todos estão olhando para ele, ou seja, que é o centro das atenções.
Os jovens passam por muitos momentos novos e ao mesmo tempo; a adolescência é um verdadeiro mix de acontecimentos e sentimentos que eles precisam aprender a enfrentar. Por isso, compreenda essas situações e desenvolva a sua paciência com os seus filhos que estão passando por essa fase. Lembre-se, você também já passou por isso! Recorde um pouco da sua própria experiência, assim pode ficar mais fácil atravessar esse período com seus filhos.