Guia de profissões: Agronegócios
O técnico em Agronegócios é especializado em coordenar e administrar fazendas com a máxima produtividade. Conheça essa carreira e veja onde estudar!
A Carreira no Curso Técnico em Agronegócios
A Agricultura e a Pecuária sem dúvida são atividades econômicas essenciais para o Brasil.
Contando com terra, água e uma grande variedade de climas, pode-se dizer que o Brasil nasceu para ser uma Potência Agrícola.
Especializado em administrar tanto a parte gerencial quanto a parte prática da fazenda, o profissional formado no Curso Técnico em Agronegócios é fundamental para que a Agricultura e Pecuária no Brasil cresçam ainda mais.
Como acontece em todo curso técnico, o curso técnico em Agronegócios oferece uma formação ampla.
Conhecedor prático das técnicas agrícolas, o técnico em Agronegócios atua durante toda a safra, seja calculando e planejando como a terra será adubada ou então fazendo os preparativos para a colheita.
Após a colheita, o profissional formado no curso técnico em Agronegócios continua seu trabalho coordenando a armazenagem e venda do que foi produzido, controlando os preços e buscando a máxima rentabilidade para o negócio.
O profissional formado no curso técnico em Agronegócios pode atuar em fazendas, indústrias que processam produtos agrícolas (leite, carne, frutas, etc.) e até mesmo no Governo.
O Curso Técnico em Agronegócios
A grade do curso técnico em Agronegócios varia de acordo com a instituição e com a região, alguns cursos tem mais foco na criação de animais, outros no cultivo de plantas e outros em gestão, por exemplo.
No entanto, a base do curso é a mesma, envolvendo matérias de Administração de Empresas, Gestão de Projetos, Biologia e principalmente muito conteúdo prático de Técnicas Agrícolas.
Dentro destes conteúdos práticos, destacam-se: Conservação do Solo, Fertilidade Agrícola, Manejo de Animais, Reprodução de Animais, Máquinas Agrícolas, Colheita, Drenagem e Irrigação.
A maioria dos cursos técnicos em Agronegócios se encontra em instituições do interior e grande parte deles possui uma ampla área para se fazer experiências a aulas práticas (fazendas modelo ou fazendas de estudo ).
Em geral, trabalhar e fazer aulas nas fazendas modelo é a parte do curso preferida pelos alunos.
Grade Básica do Curso Técnico em Agronegócios
• Contabilidade Básica
• Gestão de Projetos
• Controle de Estoque
• Biologia Geral
• Química Básica
• Fertilidade Agrícola
• Técnicas de Produção Vegetal
• Técnicas de Produção Animal
• Reprodução Animal
• Genética
Especializações da Carreira do Curso Técnico de Agronegócios
Dependendo do seu perfil, o profissional pode optar pelas seguintes especializações dentro da área de Agronegócios:
• Administração de Fazendas: Especialização voltada para a Administração de Empresas, envolvendo custos, compra de produtos, pesquisas de mercado e negociações com clientes e fornecedores.
• Consultoria Agrícola: Especialização na qual o profissional do curso técnico de agronegócios presta assessoria para os produtores rurais.
• Gestor de Produção: Considerada a especialização principal da carreira, nela o profissional técnico em agronegócios coordena o trabalho dos funcionários da fazenda.
Curso superior em Agronegócios
O técnico em Agronegócios pode seguir seus estudos fazendo um curso de nível superior, podendo optar por bacharelado ou curso de tecnólogo. Agropecuária, Agronegócios, Agronomia e Engenharia Agrícola são algumas das opções de graduação.