Guia de profissões: Comércio Exterior
Conheça a profissão, o curso e a carreira de Comércio Exterior e veja onde estudar.
O Comércio Exterior é uma profissão que envolve operações de compra e venda de insumos, matéria-prima e produtos entre países diferentes. Quando uma empresa brasileira compra de uma empresa estrangeira, essa operação é chamada de importação. Quando é a empresa brasileira que vende para outro país, a operação é chamada de exportação.
Há uma série de regras e leis que devem sem respeitadas nessas transações comerciais entre países e quem trabalha com Comércio Exterior deve ter um profundo conhecimento desses procedimentos.
Saiba mais sobre a carreira de Comércio Exterior, qual curso fazer e onde estudar!
A carreira em Comércio Exterior
Quem pretende seguir carreira na área de Comércio Exterior tem algumas opções de formação, podendo fazer o bacharelado Administração ou Economia seguido de uma pós-graduação, ou optar por um curso superior tecnológico em Comércio Exterior.
As atividades que este profissional realiza em seu cotidiano dependem do setor da economia, do porte da empresa onde ele trabalha e também de seu cargo e responsabilidades. Normalmente, envolvem o gerenciamento de operações como:
• Importação
• Exportação
• Transações cambiais
• Despacho e legislação aduaneira
• Prospecção e pesquisa de mercados
• Definição de planos de ação
• Negociação e execução de operações legais
• Contratos
• Logística internacional
• Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos
O profissional formado no curso de Comércio Exterior pode trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras e empresas de logística, entre outras, além de ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.
É uma profissão que exige conhecimentos profundos de Direito e Legislação, Economia e Matemática. Ao contrário da profissão de Relações Internacionais, que é mais focada em aspectos sociais, culturais e políticos, no Comércio Exterior o profissional lida mais com números, cotações, contratos e negociações de compra e venda.
Fazer um estágio ou trabalhar como trainee é um passo importante na carreira. Dessa forma o profissional entra em contato com a área na prática e pode ter uma visão mais clara das atividades nas quais vai querer se especializar no futuro. Normalmente, o profissional de Comércio Exterior começa a carreira como analista, podendo chegar a diretor após alguns anos de experiência.
Conhecer outros idiomas é obrigatório para trabalhar na área de Comércio Exterior, principalmente para acessar documentações e contratos internacionais e negociar com compradores e fornecedores. Por isso, além da fluência, é necessário conhecer a fundo os termos comerciais e legais. Inglês e espanhol são básicos e é desejável conhecer também o idioma do país com o qual realiza transações comerciais.
O curso de Comércio Exterior
Existem duas opções de graduação para quem quer estudar Comércio Exterior: o bacharelado, com duração de quatro anos, e o tecnológico, com duração de dois anos. Ambos conferem diploma de nível superior.
No bacharelado, o aluno tem uma visão mais generalista da profissão, com uma carga maior de disciplinas básicas e teóricas. Já o curso tecnológico concentra em dois anos as disciplinas essenciais para o exercício da profissão, preparando o aluno para entrar rapidamente no mercado de trabalho.
Grade Básica do Curso de Comércio Exterior
O currículo de Comércio Exterior varia de acordo com o tipo de curso (bacharelado ou tecnológico) e com a instituição. Conheça algumas das principais disciplinas que encontramos no curso de tecnólogo em Comércio Exterior
• Direito Internacional Público e Privado
• Diversidade Étnico-Cultural
• Economia Internacional
• Gestão Aduaneira em Exportação
• Gestão das Relações Humanas
• Legislação no Comércio Exterior
• Marketing Internacional
• Sistemática de Importação
Onde estudar Comércio Exterior
O curso de Comércio Exterior é oferecido em inúmeras universidades em todo o Brasil, com a maior parte das vagas na rede privada.
A gente sabe que não é fácil escolher entre tantas opções, principalmente quando essa escolha vai envolver anos de dedicação e investimento financeiro. E mais: para que todo esse investimento retorne em uma carreira sólida na área, um detalhe é fundamental e deve ser verificado com bastante antecedência. Estamos falando do reconhecimento da faculdade perante o Ministério da Educação (MEC). É que só esse aval vai garantir que seu diploma tenha validade em todo o Brasil.