Como funciona o sistema circulatório humano?
O corpo humano é um organismo que não para nem por um segundo! Enquanto estamos relaxados ou mesmo dormindo, muitas partes continuam funcionando para que tudo continue trabalhando na mais perfeita ordem.
O nosso coração é bom exemplo disso: no processo de circulação, ele é o responsável por bombear sangue para todo o corpo humano. Mas você sabe como acontece o processo circulatório? Aqui nós te explicamos!
O sistema circulatório
O sistema circulatório, também chamado de sistema cardiovascular, é o responsável pelo transporte de sangue, oxigênio e nutrientes para todo o corpo humano. Ele é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares).
Como funciona um coração?
O coração é composto por 4 cavidades, dois átrios e dois ventrículos. Entre o átrio direito e o ventrículo direito, há uma válvula chamada tricúspide, que serve de ponte entre as duas cavidades. Do lado esquerdo, essa ligação é feita pela válvula mitral, chamada também de bicúspide.
Na estrutura do coração, é importante destacar o miocárdio, músculo responsável pelo batimento involuntário e o bombeamento do sangue. O processo de batimento cardíaco é dividido em sístole, quando há contração muscular das câmaras do coração, e diástole, momento em que há o relaxamento dessas câmaras.
Tipos de circulação
Já vimos que o coração bombeia sangue para todo o corpo, né? Agora vamos te mostrar os dois tipos de circulação que acontecem no nosso corpo: a sistêmica (ou grande circulação) e a pulmonar (também chamada de pequena circulação).
Sistêmica ou grande circulação
Esse processo envolve todo o corpo humano. O sangue rico em oxigênio (ou sangue arterial) que está no ventrículo esquerdo sai pela artéria aorta e se espalha por todo o corpo por meio de artérias menores e mais finas, conhecidas como arteríolas e capilares. Após as trocas gasosas, o sangue retorna ao coração rico em gás carbônico (ou sangue venoso) no átrio direito.
Pulmonar ou pequena circulação
Como o próprio nome diz, ela envolve os pulmões. A troca funciona assim: o coração manda para o pulmão o sangue pobre em oxigênio, que o devolve oxigenado.
O sangue venoso (rico em gás carbônico), que é depositado no átrio direito, vai para o ventrículo direito e é bombeado pelas artérias pulmonares, que se ramificam em artérias de menor calibre nos pulmões direito e esquerdo.
A troca gasosa só é possível de ser realizada graças ao processo de hematose, em que o sangue que está nas veias capilares perde gás carbônico e recebe o oxigênio dos alvéolos pulmonares. Ao ser bombeado para o coração novamente, este sangue vai para o átrio esquerdo e o processo se repete.