Como trabalhar a interdisciplinaridade na sua escola
A relação entre os diversos conteúdos sobre os quais temos conhecimento está presente no dia a dia. Arte, literatura, ciências, matemática, geografia, música e outras áreas se integram naturalmente em diversas situações. Por isso é importante a interdisciplinaridade na escola, um dos principais elementos para ampliar a interação e praticar os conteúdos aprendidos.
O termo “interdisciplinaridade” ganhou força no meio universitário há quase 50 anos, quando foi publicada a obra “Interdisciplinarity: Problems of Teaching and Research in Universities”, do professor belga Leo Apostel. Pensadores como Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire foram importantes para a área da educação básica e também abordaram assuntos relacionados à interdisciplinaridade ao longo de suas vidas acadêmicas. Piaget diz que a interdisciplinaridade seria uma das maneiras de se chegar à transdisciplinaridade, um momento onde não existiria mais fronteiras entre as disciplinas.
A ação pedagógica por meio da interdisciplinaridade permite a formação de uma escola participativa e decisiva na formação social dos seus alunos. Um ótimo exemplo de interdisciplinaridade é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por isso é importante os educadores estarem familiarizados com essa prática para melhorar o desempenho dos seus alunos, preparando-os para o futuro. Mas você sabe como trabalhar a interdisciplinaridade na sua escola? Separamos algumas dicas para ficar mais fácil começar!
Contribuição para o ensino
A interdisciplinaridade é um dos principais mecanismos para fazer uma relação entre as matérias dadas e mostrar como os conhecimentos são interdependentes. Além disso, é importante para o desenvolvimento do pensamento crítico, uma prática indispensável dentro de sala de aula.
Um dos caminhos para se trabalhar a interdisciplinaridade é exemplificar os conteúdos com situações reais, por meio de temas que envolvem diferentes áreas do conhecimento e que requerem soluções para os problemas ou desafios que foram dados. Trabalhando os conteúdos que seriam oferecidos de maneira convencional dessa forma, eles passam a ser abordados de forma conjunta, porém preservando os aspectos de cada disciplina.
Como colocar a interdisciplinaridade em prática?
Dê flexibilidade aos professores: é interessante que os professores tenham flexibilidade para aplicar os conteúdos. Para adaptar a proposta interdisciplinar de maneira que satisfaça a todos, converse com os docentes para, se possível, alterar a forma e a ordem em que os conteúdos serão trabalhados.
Faça um bom planejamento: as atividades interdisciplinares precisam de um planejamento pedagógico eficaz para se encaixar na rotina escolar, pois envolvem professores de várias disciplinas. Assim, eles podem conversar sobre cada conteúdo que está sendo dado em suas aulas e refletir sobre como trabalhá-los em conjunto. Identifique as semelhanças, construa uma linha temática e determine como cada matéria participará do projeto interdisciplinar.
Utilize recursos digitais: se sua escola já possui e utiliza ambientes com recursos virtuais para a aprendizagem, esse é um ótimo caminho para o desenvolvimento da interdisciplinaridade em sala de aula. O trabalho dos alunos pode acontecer em conjunto por meio de conteúdos digitais criados pelos professores de cada disciplina. Tratar diferentes temas com vídeos ou outros formatos de conteúdo interessantes, que chamem a atenção dos alunos ou que eles mesmos produzam, é um exemplo que estimula a interpretação dos conceitos e ideias a serem passados.
Organize atividades lúdicas: aplicar atividades lúdicas é uma prática benéfica para a educação, por isso não deixe de organizar esse tipo de atividade interdisciplinar, independentemente da fase escolar. Alguns exemplos são peças de teatro ou jogos coletivos, que podem abordar assuntos importantes para ser debatidos.
Use materiais didáticos interdisciplinares: livros com conteúdo de viés interdisciplinar ajudam os professores no planejamento das atividades. Alguns materiais educacionais possuem um conteúdo bem amplo, que pode incluir recursos on-line, facilitando as ideias e dinamizando o aprendizado, como comentamos no tópico sobre utilizar recursos digitais.
Como é a interdisciplinaridade no COC?
O COC possui uma postura interdisciplinar nos materiais da educação infantil e do ensino fundamental utilizando eixos temáticos com conhecimentos entrelaçados que organizam os conteúdos trabalhados no bimestre. Em cada um dos anos, um tema geral passa por diversas disciplinas, relacionando e conectando conteúdos. Assim, os alunos têm a possibilidade de ter uma visão ampla sobre o que estão estudando.
No início de cada livro, há o espaçograma, ou mapa interdisciplinar, que mostra a relação entre o eixo temático e os capítulos de cada disciplina. No final de cada livro, a interdisciplinaridade é trabalhada por meio da proposta de realização de um projeto que envolve os conteúdos e temas abordados ao longo do livro.
Já no ensino médio e pré-vestibular, o currículo busca ampliar e consolidar os conceitos de interdisciplinaridade por meio de soluções pedagógicas, como a contextualização dos temas e apresentações de conceitos integrados a situações do dia a dia. Dessa forma, a compreensão do conteúdo é ampliada.
A interdisciplinaridade é uma alternativa de ensino que constrói o conhecimento de maneira ampla, envolvendo assuntos de todas as disciplinas na prática. É essencial incluir as atividades interdisciplinares para os alunos praticarem já nas séries iniciais, e lembre-se de que o sucesso dessa forma de ensino depende da boa relação entre os professores e de um bom planejamento.
Com o passar do tempo, a interdisciplinaridade poderá se tornar uma cultura da escola, então comece a seguir as nossas dicas agora mesmo!