Filmes e livros que podem te ajudar a estudar para o Enem e os vestibulares
O segundo semestre chegou, e com ele, também começa a época dos vestibulares. Em alguns meses as provas irão começar e ainda dá tempo de se aprofundar nas matérias em que você tem mais dificuldade. Mas isso não significa se debruçar sobre os livros o dia inteiro. Existem maneiras alternativas de estudo, que quando conciliadas com uma dose de dedicação, podem ser a salvação de muitos estudantes. Hoje trouxemos livros e filmes que podem te ajudar nessa trajetória tão importante. Confira:
Filmes
Os filmes são uma ótima maneira de conciliar o tempo de estudo com o momento de descanso. Existem inúmeras opções para maratonar e ficar atualizado sobre os assuntos que mais caem nos vestibulares. Veja algumas dicas:
Segunda Guerra Mundial
O Destino de uma Nação
O Destino de uma Nação (2017) aborda a Segunda Guerra Mundial de uma perspectiva política, ou seja, diferentemente da maioria dos longas, deixa a exposição da guerra em segundo plano e propõe a discussão estratégica que existe por trás dela. Por isso, ajuda a entender os aspectos fundamentais para a derrota do Eixo. Por ser um assunto recente e que mudou definitivamente o rumo da sociedade moderna, é muito cobrado nos vestibulares.
Aquecimento global
Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade
Quer assunto mais abordado ultimamente do que o aquecimento global e a sociedade do consumo? Cowspiracy (2014) é um documentário muito interessante a respeito das relações humanas com o meio ambiente e com o consumo. É importante ter argumentos sólidos para discorrer sobre esse assunto, e você pode inclusive utilizar os dados apresentados no filme nas suas redações, de acordo com o tema proposto.
Visão socioeconômica do Brasil
Central do Brasil
Não é segredo algum que a desigualdade social é um grande problema associado à realidade brasileira. Central do Brasil (1998), nome da principal estação de trens metropolitanos do Rio de Janeiro, retrata bem as dificuldades sociais e econômicas do país. É relevante para saber analisar e criticar o que acontece no Brasil, as mudanças sociais e o que molda o dia a dia da população.
Tráfico negreiro e escravidão
Amistad
A escravidão costuma ser um tema frequente no Enem e no vestibular. Estima-se que somente no Brasil, cerca de 3 a 5 milhões de africanos tenham sido explorados e escravizados. No mundo todo, acredita-se que teriam sido mais de 10 milhões. Amistad (1997), apesar de não falar sobre o nosso país, retrata a longa trajetória dos escravos durante a época das colonizações.