Guia de profissão: o que faz um publicitário?
É difícil passar um dia sem assistir, ouvir ou ver propagandas de produtos e de serviços, não é mesmo? E você sabia que há um longo caminho a ser percorrido até essas peças chegarem ao mercado, para então serem consumidas por nós? Pois é, esse processo só é possível graças ao trabalho do publicitário! Neste texto, vamos te contar mais sobre essa profissão.
O que faz um publicitário?
O profissional da área de publicidade é o responsável por pensar, planejar e desenvolver peças publicitárias, que podem ser de diferentes tipos, como on-line ou offline, e veiculadas em diversos veículos de comunicação. Dentro desse mercado, existem muitos campos de atuação. Veja alguns deles:
Atendimento: é a área encarregada de fazer a ponte entre uma agência de publicidade e o cliente, como uma empresa. Quem trabalha com o atendimento irá ouvir o que o contratante deseja em sua campanha, para, então, a agência propor a criação de um conceito criativo.
Pesquisa: nessa função, o publicitário será responsável por reunir as informações e as características de mercado e do público-alvo para, assim, criarem uma campanha eficiente.
Criação: trabalham nessa área aqueles profissionais que pensarão na campanha criativa como um todo, baseando-se nas informações coletadas a respeito do público-alvo, do mercado e do tipo de produto.
Marketing: nessa área, o publicitário irá planejar a melhor estratégia de entrada de um produto ou serviço no mercado.
Mídia: os publicitários que optam por esse ramo são os encarregados de criar a estratégia de divulgação nos meios de comunicação, seja ela de uma campanha, seja de um produto.
Produção: aqui, o publicitário elaborará os comerciais, os anúncios, os jingles etc.
Promoção de vendas: é a parte responsável por pensar de maneira prática em como o produto será vendido, quais os locais mais adequados e quais campanhas podem ser adotadas para impulsionar a mercadoria.
Gerência de produto: o publicitário dessa área vai gerir as ações que envolvem a campanha e todo o processo de produção descrito acima.
Curso
Muitas instituições de ensino oferecem o curso de publicidade. Na grade curricular, os alunos têm contato com disciplinas teóricas, ligadas aos conceitos de comunicação, e com disciplinas práticas, nas quais o estudante tem espaço para criar campanhas, discutir ideias e desenvolver ainda mais o seu lado criativo.
A graduação dura, em média, quatro anos, e em algumas instituições, o curso é relacionado aos conceitos de marketing, propaganda ou comunicação social. Por isso, para saber qual é o foco da universidade, é interessante analisar as grades curriculares das instituições em que você pretende estudar!
Mercado de trabalho
O publicitário pode atuar em áreas diferentes dentro da criação de campanhas e de ações publicitárias, seja em agências ou empresas. Além disso, pode trabalhar em grandes companhias de comunicação, como emissoras de televisão e de rádio, em funções ligadas à promoção de marcas.
Com o desenvolvimento da internet, o mercado digital cresceu bastante, e a maneira de se fazer publicidade também mudou. Isso exige do profissional que está iniciando sua caminhada uma visão ampla e inovadora para se destacar nesse meio.