Guia de profissões: o que faz um sociólogo?
As ciências humanas também têm ganhado cada vez mais visibilidade no mercado e na sociedade . Essa área é essencial para diferentes setores da economia, administrativos, mercadológicos, entre outros. Apesar da grande importância dessas áreas de atuação, há algumas que ainda são pouco conhecidas, como é o caso dos sociólogos. Alguns dos grandes sociólogos brasileiros foram Florestan Fernandes, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda.
O que faz um sociólogo?
Os sociólogos são profissionais capacitados a entender e questionar as relações humanas em sociedade. É a partir dessa ciência que podemos fomentar discussões políticas, econômicas, religiosas etc, e compreendê-las através de fenômenos sociais.
Apesar de ser uma profissão com ampla base teórica, algumas de suas ramificações necessitam de profunda análise e estudo de campo. Em suma, os sociólogos são responsáveis por investigar a realidade social através de pesquisas e levantamento de dados.
Como é o curso?
Para ser sociólogo, existem duas possibilidades de formação acadêmica: a sociologia e as ciências sociais. O curso de sociologia é caracterizado como uma licenciatura, o que dá maior base de atuação para o profissional na área acadêmica, inclusive para dar aulas. Já o curso de ciências sociais é mais amplo, pois pode ser tanto de licenciatura quanto de bacharelado, o que permite áreas de atuação mais amplas. Para atuar como sociólogo fazendo esse curso, é necessário escolher dentre as opções possíveis de habilitação em sociologia. Ainda assim, ambos cursos possuem duração de 4 anos.
O mercado de trabalho
Apesar de ter se mantido pouco aquecido por anos, o mercado para sociólogos está em ascensão. Diferentes áreas estão começando a valorizar a figura desse profissional e, com isso, dar o reconhecimento necessário a essa profissão.
A principal habilidade requerida para um sociólogo é a vontade de entender e analisar a sociedade como um todo e, principalmente, a capacidade de reflexão acerca dos fenômenos que moldaram tal círculo social. É essencial que esses profissionais estejam dispostos a estudar e também que tenham senso crítico para lidar com os desafios.
Áreas de atuação
Docência
A escolha mais comum para os profissionais formados em sociologia ou ciências sociais é a acadêmica. Além de dar aulas, os profissionais que escolhem o ramo da docência podem realizar pesquisas de cunho acadêmico pelas instituições.
Pesquisa
Apesar de parecer um campo restrito, existem diversas vertentes na área nas quais esses profissionais podem atuar. Pesquisas demográficas, de etnias, de gênero, entre outras pautas costumam ser coordenadas por sociólogos. Além disso, há também a área de pesquisa de opinião e mercado, que é utilizada nas áreas de comunicação social, como publicidade e propaganda e relações públicas.
Serviço público
O serviço público, seja ele da esfera federal, estadual ou municipal, depende de análises sociológicas para tomar decisões e atitudes para o bem estar social. Entender a sociedade na qual se lidera como figura pública é essencial, e os sociólogos podem ajudar nessa missão.
Consultoria
A necessidade de manter boas relações e entender os aspectos sociológicos, que podem influenciar os resultados empresariais, está fazendo com que o mercado de consultoria dos sociólogos cresça. Esse ramo funciona como uma espécie de assessoria para empresas, indicando as melhores formas de tomar atitudes em relação a sociedade e grupos sociais.